Contexto SAGRADAS ESCRITURAS, 09 de dezembro, 2018

Josua 24, Almeida 1850

Agora pois temei a JEOVAH, e servi-O em sinceridade e em verdade: e deitai fora aos deoses, aos quaes serviraõ vossos pais d'alem do rio e em Egypto, e servi a JEOVAH.
Porem se vos parece mal em vossos olhos, servir a JEOVAH, escolhei vos hoje a quem sirvais; ou aos deoses, aos quaes serviraõ vossos pais, que estavao d'alem do rio, ou aos deoses dos Amoreos, em cuja terra habitais: pois eu e minha casa serviremos a JEOVAH.
Então respondeo o povo, e disse: nunca nos aconteça, que deixemos a JEOVAH, para serviremos a outros deoses.
Porque JEOVAH he nosso DEOS, ELLE he o que nos fez subir a nós e a nossos paes a terra de Egypto, da casa de servidaõ: e o que tem feito estes grandes sinaes perante nossos olhos, e nos guardou por todo o caminho, que andamos, e entre todos os povos, por meyo dos quaes passámos.
E JEOVAH rempuxou perante nossa face a todas estas gentes, até a o Amoreo, morador da terra: tambem nos serviremos a JEOVAH, porquanto he nosso DEOS.
Entaõ Josua disse a o povo: naõ podereis servir a JEOVAH, porquanto he DEOS santo: he DEOS zeloso, que naõ perdoará vossa transgressaõ, nem vossos peccados.
Se deixardes a JEOVAH, e servirdes a deoses estranhos, entaõ se tornará, e vos fará mal, e consumir-vosha, depois de vos fazer bem.
Entaõ disse o povo a Josua: naõ; antes a JEOVAH serviremos.
E Josua disse ao povo: sois testimunhas contra vos mesmos, de que vos escolhestes a JEOVAH, para O servir: e disseraõ; somos testimunhas.
Deitai pois agora fóra a os deoses estranhos, que em meyo de vos ha: e inclinai vosso coraçaõ a JEOVAH DEOS de Israel.
E disse o povo a Josua: serviremos a JEOVAH nosso DEOS, e obedeceremos a Sua voz.

[55560]


O esperto ao contrário pensa em ‘ir’ a igreja

.

Cristo foi cristalino, explícito, subjetivo: “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo” [João 16].

Entretanto, contrários ao que expos o Filho de Deus, que as nossas enfermidades e dores levou sobre si; milhares têm buscado os lugares apelidados de ‘igrejas’, vivem do despautério que nestes lugares se encontra abrigo de paz, aconchego e cobertura espiritual.

Não podemos deixar que os religiosos nos enganem, por que quando se busca a Deus [Jeremias 29.13] e medita (estuda) dia e noite a Palavra de Deus [contida na Bíblia], o Espírito Santo nos torna autodidata, e porquanto, a “unção que recebemos dEle, fica em nós, e não temos necessidade de que alguém nos ensine; mas, como a Sua unção nos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela nos ensinou, assim nEle permanecemos” [1João 2].

É triste saber que milhares de frequentadores de lugares apelidados de ‘igrejas’, que chegam até a brigar e enfurecer quando desmascaramos a religiosidade, aceitam a crendice da importância em si dos lugares (prédios) que chamam de ‘igreja’, se sujeitam a serem espertos ao contrário; e porque afirmo isto??

Ora, a Palavra de Deus [contida na Bíblia] não ensina que lugares ou prédios é uma ‘igreja’, pois, o significado desta palavra biblicamente falando, nos dá entendimento que a ‘Igreja’ são pessoas;

Cristo se deu a Si mesmo por nós para nos remir de toda a iniquidade, e purificar para Si um povo Seu especial, zeloso de boas obras [Tito 2] constituindo para Si um edifício espiritual, a Igreja, da qual, nós, como pedras vivas, somos edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus pelo próprio Cristo [1Pedro 2];

Para tanto, não são necessários lugares ou locais (apelidados de templos) para se constituir uma ‘igreja’, e nem tão pouco, somente se constitui uma ‘igreja’ se estiver somente reunidos nos lares;

O ensinamento bíblico é enfático quando nos testifica da reunião dos que professam a Cristo como Senhor e Salvador, sabendo que, a reunião dos professos não é explicitamente a “Igreja”; esta reunião, assembléia dos crentes, é a comunhão em união dos irmãos em Cristo, que, quando se ajuntam, cada um de tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação; fazendo tudo para edificação [1Coríntios 14].

Assim, a verdade pela Palavra de Deus [contida na Bíblia] testifica que a Igreja de Deus são pessoas, os professos em Cristo como Senhor e Salvador [Romanos 10] que são chamados para sair do pecado e pertencer tão somente a Ele e não aos lugares apelidados de ‘igrejas’...

Enfim, pela Palavra de Deus [contida na Bíblia] não é errado se reunir em Cristo [Mateus 18.20], sejam nos lares ou em lugares específicos para este fim; porém, não é justo diante de Deus, é viver sem razão, sem a mente de Cristo, o dar importância aos lugares da reunião e chama-los de ‘igrejas’.


Porque dEle e por Ele, e para Ele, são todas as coisas; glória, pois, a Deus eternamente;
Nos interesses da Igreja que Cristo edificou. Amém.

Despautério
1 Grande disparate; tolice de marca maior. = CONTRA-SENSO, DESCONCHAVO, DESPROPÓSITO

Lugares apelidados de ‘igrejas’
1 igreja instituição
2 instituições religiosas com placas de ‘igrejas’
3 denominações ou congregações ou comunidades evangélicas
4 igrejas evangélicas, católica
5 sistema religioso, cristianismo, as religiões

Nenhum comentário: