Contexto SAGRADAS ESCRITURAS, 14.abr.2017, Jeremias 18

Então veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:
Não poderei EU fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o SENHOR. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na Minha mão, ó casa de Israel.
[Isaías 64.8; 45.9; Mateus 20.15; Jeremias 18.4; Daniel 4.23]
No momento em que falar contra uma nação, e contra um reino para arrancar, e para derrubar, e para destruir,
[Jeremias 1.10; 12.14-17; 25.9-14; 45.4; Amós 9.8]
se a tal nação, porém, contra a qual falar se converter da sua maldade, também EU ME arrependerei do mal que pensava fazer-lhe.
[Jeremias 26.3,13; Ezequiel 18.21; Juízes 2.18]

[40110]

A teologia nem sempre é a verdade de Deus.


É louvável que as pessoas estudem a Palavra de Deus??
Certamente, e necessário se faz.

Entretanto, temos que abrir parênteses para as coisas que são de Deus e as que são de homens, e neste meio, inclui-se a teologia.

Deus requer de todos, os que professam a Cristo como Senhor e Salvador, que busquemos o entendimento de Sua Palavra [contida na Bíblia]; meditando dia e noite [Josué 1], em estudos sistemáticos da Palavra, até que todos “cheguemos a unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, a medida da estatura completa de Cristo, para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente”.

É necessário entender que a Bíblia, pelo passar dos séculos, sofreu e sofre diversas alterações, e os estudos acadêmicos teológicos são sem dúvidas baseados na Bíblia, e, por conseguinte, elaborados por homens e estes estudos coadunam com as tradições, usos e costumes da igreja instituição e divididos por denominações e instituições religiosas (lugares apelidados de ‘igrejas’), como as batistas, as assembleianas, as pentecostais, as reformadas, blá, blá, blá.

E para esclarecimento, as instituições religiosas (lugares apelidados de ‘igrejas’, a igreja instituição) requerem para os candidatos aos cargos eclesiásticos (pastores, presbitério, diaconato) que façam cursos teológicos, e sempre, estes cursos serão em conformidade com a denominação, ou, a teologia direcionada as tradições religiosas;

Não devemos menosprezar aos que possuem estudos acadêmicos, teológicos, porém, isto não é fundamento para que o indivíduo se ache “homem de Deus”; não é fundamento para que o pastor ou pregador teólogo se ache o néctar da sabedoria...

Afinal, o Senhor Deus tem chamado e capacitado aos que Lhe amam, e joga por terra toda a soberba da sabedoria teológica, testificando pela Palavra que, a capacidade dos Seus servos não é medida por estudos teológicos, títulos eclesiásticos e canudos acadêmicos, pois, é o SENHOR quem capacita a quem escolheu.

Moisés: “ Então disse Moisés ao SENHOR: Ah, meu Senhor! eu não sou homem eloquente, nem de ontem nem de anteontem, nem ainda desde que tens falado ao teu servo; porque sou pesado de boca e pesado de língua. E disse-lhe o SENHOR: Quem fez a boca do homem? ou quem fez o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o SENHOR? Vai, pois, agora, e eu serei com a tua boca e te ensinarei o que hás de falar.” [Êxodo 4]

Isaías: “Então disse eu: Ai de mim! Pois estou perdido; porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios; os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos. Porém um dos serafins voou para mim, trazendo na sua mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz; E com a brasa tocou a minha boca, e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniquidade foi tirada, e expiado o teu pecado.” [Isaías 6]

Jeremias: “Então disse eu: Ah, Senhor DEUS! Eis que não sei falar; porque ainda sou um menino. Mas o SENHOR me disse: Não digas: Eu sou um menino; porque a todos a quem eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar, falarás.” [Jeremias 1]

Aos que possuem estudos teológicos, acadêmicos, títulos honoris causa, são letrados nos mais diversos cursos de divindade, conhecem hebraico, digo que, em nada influencia a ser ou não de Deus, apenas são coisas pessoais, de cunho restrito a quem os possui; porquanto, guarde-os para si mesmos.

Por fim, a teologia traz conhecimento, sabedoria, as pessoas conhecem a Deus, entretanto, sem temor, apenas conhecem da existência de Deus;
Porém, de Deus, buscamos e somos capacitados ao entendimento pela Sua Palavra e assim, passamos a servir ao SENHOR com temor, e alegramos com tremor.


Porque dEle e por Ele, e para Ele, são todas as coisas; glória, pois, a Deus eternamente; nos interesses da Igreja que Cristo edificou. Amém.


Coadunar
1 Juntar em um.
2 Conciliar.
3 Ligar.
4 Combinar.


2 comentários:

Geovani F. dos Santos disse...

Verdadeiramente, irmão James, diplomas e títulos não podem dar a uma pessoa a capacitação espiritual para o desempenho do santo Ministério. Muitas vezes, tais conceituaçoes só conduzem ao orgulho e à altoexaltação. Somente o Espírito Santo pode dar ao homem a unção necessária para o cumprimento de sua vontade.

Crente desigrejado™, James disse...

Enfim,

Irmão Geovani F. dos Santos,

Defendemos a Deus e não a estudos de homens!!!!

...
..
.