![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjmUU0kTf1t0Mgx1KJ5qorevFkCVMASxoH2yf6uYxdUMLPdWdIB8KF6cEDm8W4s8KhcmAzJsDNkCBf5Ivz6zafZGb22qdJWaIfv6-65FnUwAxklPp8oudS18hTvjOJe-VsdO5IlV2oHJs4/s200/400_F_5780626_lUV7l44oSmsJpZH4SeQK7FulBJEOLttw.jpg)
Uma mulher procurando "descanso" [1; 3] - casamento.
A História de amor; de uma mulher e sua sogra.
Tradição - Lida no fim da safra, a Páscoa.
Cristo - O Redentor voluntário do teu povo. A Igreja é a Sua noiva.
- Os estrangeiros podem ser redimidos.
- Pela escolha, determinou seu fim: Orfa a obscuridade. Rute a nobreza [Mateus 1]
Os estudiosos discordam quanto a data do livro, porém o seu cenário histórico é evidente. Os episódios relatados nos livro de Rute se passam durante o período de Juízes, sendo parte daqueles eventos que ocorrem entre a morte de Josué e a ascensão da influência de Samuel (provavelmente 1150 e 1100 aC).
A tradição rabínica assegura que Samuel escreveu o livro na segunda metade do séc. XI AC, há evidências na linguagem da obra bem como referencias a costumes peculiares próprios do séc. XII aC que recomendam a aceitação da data mais antiga. É razoável supor que Samuel, que testemunhou o declínio do reinado de Saul e foi divinamente instruído para ungir Davi como escolhido de Deus para o trono, tivesse redigido o livro. Uma história tão comovente como essa certamente já teria sido passada adiante oralmente entre o povo de Israel, e a genealogia que a conclui indicaria uma conexão com os patriarcas, oferecendo assim uma resposta a todos aqueles que, em Israel, indagassem pelo passado familiar do seu rei.
Cristo Revelado
Boas representa uma das mais dramáticas figuras do Antigo Testamento que antecipa a obra redentora de Jesus. A função de “parente remidor” cumprida de forma tão elegante nas ações que promoveram a restauração pessoal de Rute, dá testemunho eloquente a respeito disso. As ações de Boaz efetuam a participação de Rute nas bênçãos de Israel e a incluem na linhagem familiar do Messias [Efésios 2].
Eis aqui uma magnífica silhueta do Mestre, antecipando em muitos séculos a Sua graça redentora. Como nosso “parente chegado”, Ele se torna carne — vindo como um Ser humano [João 1; Felipenses 2].
Vivendo Por, Em e Para Cristo; nos interesses da Igreja que Cristo edificou.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário