Contexto SAGRADAS ESCRITURAS, março, 2020


ICorinthios 10

E não tentemos a CHRISTO
E não murmureis, como tambem alguns delles murmurarão, e perecerão pelo destruidor.
E todas estas cousas lhes sobreviérão em figura, e estão escritas para nosso aviso, em quem ja os fins dos seculos são chegados.
O que pois cuida que está em pé, olhe que não caia.
[Almeida, 1850]

[62725]



Os apóstolos foram doze, porquê em o Novo Testamento foram incluídos quatro evangelhos??!!

[32110]


Em primeiro, vamos listar os apóstolos, Simão (chamado Pedro), André, seu irmão, Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, Felipe e Bartolomeu, Tomé e Mateus, o publicano, Tiago, filho de Alceu, e Tadeu, Simão Cananeu e Judas Iscariotes (o que traiu) [Mateus 10].

Pois bem, dos quatro "evangelhos", dois foram escritos não por apóstolos e sim por discípulos, Marcos e Lucas.

Lembrando ainda que, não somente os evangelhos há importância, mas as epístolas que foram escritas por outro apóstolo (Paulo [Colossenses 1; Romanos 1; 1Timóteo 1; 1Coríntios 1]) e discípulos, Tiago, a Judas; e em particular, a epístola aos Hebreus que é supostamente escrita por Paulo.

Entretanto, é bom entendermos e relevarmos que a Bíblia como a conhecemos, é um 'livro' mexido e remexido, expondo, em muitas das vezes, vontade de homens (que dia após dia estão reinventando contextos em "novas" Bíblias), e portanto, este é um possível e plausível motivo de que nem tudo o que os apóstolos escreveram é do conhecimento geral ou foram extraviados/destruídos/...

... meu entendimento é que a Bíblia "contém" a Palavra de DEUS, possui a sua essência, e não é necessariamente a verdadeira Palavra de DEUS, então, podemos crer que, o que consta da Bíblia que temos em mãos, não possui em sua totalidade o que realmente deveria conter!!!


Porque dELE e por ELE, e para ELE, são todas as coisas; glória pois, a DEUS eternamente;
Nos interesses da Igreja que CRISTO edificou. Amém.



.